Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Família em Villa Idalina
Seixas, década de 1910
Retrato de família na casa Villa Idalina, na freguesia de Seixas, concelho de Caminha.
Em segundo lugar, a contar da esquerda, Joaquim dos Anjos Costa, em quarto lugar a contar da direita, Idalina. Em quinto lugar, a contar da direita, Junior, filho de Joaquim dos Anjos Costa.
Em 1908, Joaquim dos Anjos Costa (JAC) manda construir Vila Idalina em Seixas, assim homenageando a sua jovem esposa – Idalina - e preparando o “retorno” à terra natal, depois de passados vinte anos no Rio de Janeiro, para onde emigrou em 1888.
O terreno possui a localização ideal, que permitirá ao edifício uma implantação sobranceira, francamente visível quer da estrada de macadame, quer da linha férrea, quer ainda do rio Minho.
O projeto passa por exigentes etapas que JAC acompanha de perto, conhecendo-se-lhe pelo menos cinco soluções diferentes, sendo nelas constante a linguagem eclética, própria das casas da elite, bem como o programa, condizente com o estatuto social que o proprietário quer ver reconhecido.
Para além daquilo que se exibe ao exterior, no interior estão garantidas as condições de conforto que se impõem (pinturas decorativas, marchetaria em pavimentos de madeira, bidés e vasos sanitários em louça importada, entre outros recursos). A par de água canalizada e luz elétrica, tudo aqui concorre, como convém, para “morar à franceza”.
A obra estará em condições de poder ser inaugurada em Dezembro de 1914.
"Para assistir à inauguração do palacete do snr Joaquim dos Anjos Costa, que se realizou no domingo, chegou aqui nesse dia o Snr Artur Bastos 1, importante capitalista e cunhado do Snr Costa.
O Snr Bastos veio acompanhado de toda a família com a qual tenciona passar aqui o inverno,"
In Notícias de Caminha, ano VII, nº 346, p.2, de 29 Novembro 1914 (BPMP, XI-3-39)
1 ARTHUR HORTÊNCIO BASTOS- é cunhado de JAC e por ele nomeado seu testamentário de 2ª ordem. Arthur Hortêncio Bastos e Alfredo Hortêncio Bastos são filhos do fundador da firma Arthur Bastos ( Antonio Hortêncio Bastos) estabelecimento fundado em 1903 ( sob a firma Vinha & Bastos). Manufactura ladrilhos, mosaicos, azulejos, tijolos, telhas, etc. Tem sempre em depositod e grande stock azulejos vitrificados e louça sanitária e fornece também cimento, areia, pedra de alvenaria etc. Possui quatro fabricas de tijolos nas segyintes localidades: Meriti, Nogueira, Rio das Pedras, Santissimo que produzem diariamente 30 000 tijolos e 4 000 ladrilhoas hidráulicos ocupando cerca de 1000 operários. As suas importações são feitas diretamente da Europa.
http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g38g.htm#foto9
- Autor
- Não identificado
- Recolhida por
- Lurdes Carreira em colaboração com Carmen Cortes e Jorge Leal
- Cedida por
- Andrés Carballo Llovo
- País
- Portugal
- Freguesia
- Seixas
- Concelho
- Caminha