Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Joaquim dos Anjos Costa
Seixas, década de 1900
Joaquim dos Anjos Costa, ex-emigrante no Rio de Janeiro, Brasil, montado num cavalo, na Estrada Real nº23 (estrada que ligava Caminha a Melgaço), na freguesia de Seixas, concelho de Caminha, localidade onde mandou construir a casa Villa Idalina, em homenagem à sua segunda mulher, Idalina, após o seu retorno a Portugal, em 1908.
"O nosso amigo e distincto “spotman” Snr Joaquim dos Anjos Costa, comprou ao destemido cavaleiro tauromático José Casimiro d´Almeida o seu melhor cavalo de cortezias. Este animal, que é uma estampa de perfeição, tem além da sua maestria no trotear, uma gloriosa história de toureio […] Parabéns ao amigo Costa, pelo gosto na aquisição." In Notícias de Caminha, ano VIII, nº 384, de 15 agosto de 1915, p2.
José Casimiro d´Almeida, a quem Joaquim dos Anjos Costa compra o seu melhor cavalo de cortezias, é filho de Manoel Casimiro d´Almeida (1854-1928), brilhante cavaleiro tauromáquico, iniciador de uma dinastia de artistas que inclui o filho José Casimiro e os netos Mirita Casimiro (atriz de teatro e cinema casada com Vasco Santana), Manuel e José Casimiro Júnior, também estes toureiros equestres.
- Autor
- Não identificado
- Recolhida por
- Lurdes Carreira em colaboração com Carmen Cortes e Jorge Leal
- Cedida por
- Andrés Carballo Llovo
- País
- Portugal
- Freguesia
- Seixas
- Concelho
- Caminha