Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima a Viana do Castelo
Monserrate, Viana do Castelo, 1963
Na sequência de uma grande peregrinação que assinalara os 25 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, no ano de 1942, em plena II Guerra Mundial, o papa Pio XII entroniza Nossa Senhora de Fátima como rainha de Portugal e do Mundo.
Três anos mais tarde, no fim da Segunda Grande Guerra, em resposta forte importância da figura de N. S. de Fátima no resto da Europa – e, também, como reforço sua presença entre a população religiosa – é organizada uma peregrinação internacional pelas várias capitais europeias até fronteira com a União Soviética.
Esta figura seria coroada solenemente em Portugal em 1947 pelo Arcebispo de Évora e percorreria, a partir dessa data, o país em sucessivas peregrinações. Daí que N. S. de Fátima seja também conhecida como a Santa Peregrina.
Nestas fotos está registada uma peregrinação semelhante, passando por Viana do Castelo, que terá ocorrido por todo o Minho na altura. Em concordância com o costume vianense, a peregrinação foi feita ao mar. De assinalar que este foi um período de grande importância para o próprio Santuário de Fátima, já que em 1960 terá tido início o Sagrado Lausperene nesse local e, em 1964, o Papa Paulo VI concederia a Rosa de Ouro ao Santuário.
- Autor
- Manuel da Fonte
- Cedida por
- José Filgueiras
- Freguesia
- Monserrate
- Cidade
- Viana do Castelo