Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Primeira exposição colonial portuguesa
Palácio de Cristal, Porto, junho de 1934
Em 16 de Junho de 1934, é inaugurada no Porto, no Palácio de Cristal (recuperado para o efeito) e jardim envolvente, a 1.ª Exposição Colonial Portuguesa. Seguindo o exemplo e o modelo de exposições congéneres anteriores - Marselha (1922), Antuérpia (1930) e Paris (1931) - prolongar-se-á até 30 de setembro do mesmo ano, constituindo o primeiro grande ato de propaganda colonial, na metrópole.
Destinada a educar os portugueses (letrados e iletrados) sobre o projeto imperial e assuntos coloniais, a exposição servia o pressuposto de combater a ignorância da população metropolitana em relação aos domínios ultramarinos, oferecendo, a par de um espetáculo próprio de um parque de diversões, uma verdadeira lição de colonialismo.
Reprodução de aldeias indígenas das várias colónias, recriadas com fulas, balantas, bijagós, hindus, timorenses e outros exóticos, (expostos de forma individual ou organizados em grupos de família), um parque zoológico com animais exóticos, réplicas de monumentos ultramarinos e gastronomia das colónias, concorrem para os objetivos.
Multiplicaram-se então as excursões provenientes de vários pontos do país, ferroviárias (organizadas pela CP) e rodoviárias (organizadas por varias empresas e entidades do Norte e Galiza), muitas delas incentivadas pelo apelo dos párocos na missa.
- Autor
- Não identificado
- Recolhida por
- Lurdes Carreira em colaboração com Carmen Cortes
- Cedida por
- Andrés Carballo Llovo
- País
- Portugal
- Local
- Palácio de Cristal, Porto
- Cidade
- Porto