Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
A Maldição
2017
Data: / Duração: 00:39:49
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do FILMES DO HOMEM, Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Cevide, a aldeia mais a norte de Portugal, é um lugar amaldiçoado. Dois ex-contrabandistas procuram, de maneiras quase opostas, salvar este lugar. Antero é o guardião do seu passado, habitando-o, procurando mantê-lo como outrora foi. Mário é um proclamador de um seu possível futuro, tentando trazer turismo ao lugar, transformando-o em algo novo. O marco número um da nação Portuguesa está em terra maldita. Será ironia ou profecia? Como se manifesta hoje a maldição de Cevide? O que são Antero e Mário: a sua salvação ou a sua condenação?
- Ficha técnica
Realização e montagem: Nuno Escudeiro
Direção de fotografia: Nikolaus von Schlebruegge
Direção de som: Pierluca Ditano
Participantes: Antero Pires Rodrigues, Mário Monteiro, Glória Rodrigues Pires, Albino Pinho, Sílvia Aguiar, Tomás Sitek, Orlando Garcia Pérez
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado por Pedro Sena Nunes.