Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Águas Passadas
2016
Data: / Duração: 00:22:35
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do FILMES DO HOMEM, Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Avelino e Amélia recordam os tempos idos do Contrabando. Ambos ganharam as suas vidas graças à fronteira, contudo desempenharam papéis completamente opostos: ele fora guarda-fiscal e ela contrabandista. Neste “jogo do gato e do rato” descobrimos algo maior que une estes dois eternos antagonistas.
- Ficha técnica
Realização: Ana Costa
Direção de fotografia: Sara Santos
Direção de som: Jorge H. Carrilho
Montagem: Sara Santos
Pós-produção de áudio: Ana Costa e Sara Santos
Design de som: Sara SantosIntervenientes: Maria Amélia Lopes, Avelino Fernandes e Fernanda Fernandes
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço em simultâneo com a residência de fotografia. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais e fotográficas que retratem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. Cada equipa trabalha na montagem do seu filme após o fim da residência.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado pelo realizador Pedro Sena Nunes.