Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Águas Profundas
2017
Data: / Duração: 00:14:38
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do FILMES DO HOMEM, Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Na ilha africana de São Tomé e Príncipe, as pessoas dizem que os albinos são feitos de água e, se alguma vez entrarem novamente na água, esta os levará de volta. O jovem Abdelaziz tem albinismo e sempre teve medo de água na sua ilha. Mas ele decidiu atravessar a água para poder trabalhar como cozinheiro num restaurante típico português na pequena e tradicional vila de Castro Laboreiro.
- Ficha técnica
Realização: Josephine van Grinsven
Direção de fotografia: Anna Silva-Schlenker
Som: Sean Van Wert
Montagem: Pien van Grinsven, Anna Silva-Schlenker e Sean Van Wert
Participantes: Abdelaziz Oliveira Penhoa Fernandes, Ternizia Borges Cuna Morena, Katia Silveira, Maria Prazeres Domingues e Miller Avelino
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço em simultâneo com a residência de fotografia. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais e fotográficas que retratem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. Cada equipa trabalha na montagem do seu filme após o fim da residência.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado pelo realizador Pedro Sena Nunes.