Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Alma da Terra
2020
Data: / Duração: 00:28:25
A amplitude e a diversidade fisiográfica que caracterizam a fronteira de Melgaço ofereceram múltiplas possibilidades de passagem na época do contrabando e da emigração a salto. E é neste lugar mítico que nascem as raízes de uma artista multifacetada. Madalena Lima contagia-nos pela sua inteligente, expressiva e irónica forma de ser. A sua obra celebra tradições e oportunidades, assim como desvela contradições e fragilidades, experiencia novas técnicas sem negligenciar o conceito. Ao contar a sua história entramos em simbiose com os marcos que imprimem uma identidade única a esta terra minhota.
- Ficha técnica
Realização: Nídia Nascimento
Imagem: Lucas Fidalgo e Nídia Nascimento
Som: Paulo Duarte
Colaboração: Hugo Sousa
Montagem: Nídia Nascimento
Participação: Madalena Lima
Produção: AO NORTE
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço em simultâneo com a residência de fotografia. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais e fotográficas que retratem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. Cada equipa trabalha na montagem do seu filme após o fim da residência.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado pelo realizador Pedro Sena Nunes.