Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
As cartas que nunca te escrevi
2018
Data: / Duração: 00:11:44
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Melgaço, verão de 2017. Os imigrantes voltam a casa depois de mais um ano de trabalho. As ruas enchem-se de vida no quente verão de Agosto. Agostinho, um dos muitos filhos de imigrantes que ficaram na terra, espera pelo pai ansiosamente neste que será o último verão com regresso marcado.Depois de mais de 30 anos lá fora, é o regresso ansiado de ficar que nos leva a esta história. Enquanto o pai não chega, Agostinho leva-nos aos seus lugares de infância, e de que for-ma tudo o moldou na ausência paternal. Agora homem, chegou o tempo que sonhava em criança, de ter um pai perto de si e estar pronto a viver todo um mundo novo.
- Ficha técnica
Realização: Tomás Barão da Cunha
Direção de fotografia: Pedro Mourinha
Direção de som: Francisco PiresParticipante: Agostinho Pires
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado por Pedro Sena Nunes.