Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Dar e Receber
2009
Data: / Duração: 00:24:00
"Dar e Receber, ou a história de um processo de partilha na região do Douro" pretende ser um exercício fílmico (documentário) baseado no paradigma da reflexividade (JayRuby) e no conceito de antropologia partilhada (Jean Rouch). A prática da reflexividadeem termos de trabalho antropológico implica que os próprios antropólogos serevelem, e revelem a sua metodologia como instrumentos igualmente geradores dedados, concebendo a produção da comunicação, como um todo coerente: produtor -processo - produto.
Baseando-se nos ensinamentos de Flaherty, com a atribuição de um papel activo aos
sujeitos filmados e, de Vertov, com o recurso câmara activa e ao uso conscientedo filme como análise social, Jean Rouch desenvolveu o conceito de AntropologiaPartilhada, que nos conduz precisamente ao novo paradigma da reflexividade.
"Dar e Receber, ou a história de um processo de partilha na região do Douro"tem como ponto de partida um outro documentário produzido em contexto deinvestigação, expondo através de imagens a sua metodologia, a relação estabelecidaentre antropólogo e informante, antropólogo e comunidade, relação essa mediada porimagens.
- Ficha técnica
Realização: Fernando Faria Paulino
Imagem: Paul Tana eFernando Faria Paulino
Montagem: Pedro Amorim Rodrigues eFernando Faria Paulino