Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Desfiar de Memórias
2011
Data: / Duração: 00:13:54
No último semestre de 1969, no Entroncamento, formou-se o Pelotão de Apoio Directo 2181, com destino a Angola, para o cumprimento de uma denominada “missão de serviço militar”, durante um período de dois anos.
Em Dezembro do mesmo ano, a bordo do navio Niassa, tal como aconteceu com tantos outros, o PAD 2181 rumou em direcção a Luanda, ponto de chegada e partida de quem entrava na guerra, local de emoções, de angústias e alegrias.
Decorridos trinta dias, o pelotão instalou-se no descampado Tôto, Norte de Angola, onde conviviam apenas uma base aérea, um aquartelamento, uma sanzala, um posto de correio e um pequeno restaurante. Aí permaneceu, num turbilhão de sensações, durante 26 meses.
Na vida nada é eterno. Tudo começa e tudo acaba. Em Fevereiro de 1972, o PAD 2181 regressou a Portugal, com todos os seus elementos com que partiu, com a alegria própria de quem regressa da guerra, mas com profunda saudade das gentes e dos locais que abandonou, e que não mais voltou a ver.
Gonçalo Fagundes Meira
- Ficha técnica
Imagens Super 8: Patrício Monteiro, filmadas no Entroncamento, a bordo do Navio Niassa, Luanda, Norte de Angola, especialmente Tôto, entre 1969 e 1972
Montagem: Gonçalo Fagundes Meira
Apoio Técnico: João Rego
Século XX em 8mm
Antes do aparecimento do vídeo foi filmado em película de 8mm, principalmente por particulares, todo o tipo de registos, desde filmes familiares a obras premiadas em festivais. Nestes filmes encontramos, muitas vezes, testemunhos do que foi o desenvolvimento social, político e económico do país. Este chamado “formato reduzido”, encerra uma parte significativa da memória do séc. XX. O Século XX em 8 mm quer ser um contributo do Lugar do Real para a divulgação de um património muitas vezes esquecido no fundo das gavetas e à mercê de uma deterioração irreversível e que deve ser recuperado e partilhado.