Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Domus
2019
Data: / Duração: 00:13:26
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Existe um lugar suspenso pelas correntes do rio Minho que transborda o desejo de passar a fronteira e correr para novos horizontes. É com isso que a pequena comunidade de Melgaço se depara todos os dias – com aqueles que decidem partir. Mas há quem reme contra a corrente, para regressar a casa.
- Ficha técnica
Realização: Inês Silva
Direção de fotografia e pós-produção áudio: Henrik Ferrara
Direção de som: Jéssica Monteiro
Montagem: Inês Silva e Henrik Ferrara
Participante: Verónica Solheiro
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço em simultâneo com a residência de fotografia. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais e fotográficas que retratem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. Cada equipa trabalha na montagem do seu filme após o fim da residência.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado pelo realizador Pedro Sena Nunes.