Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Fui, como ervas, e não me arrancaram
2015
Data: / Duração: 00:19:54
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do FILMES DO HOMEM, Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Emigrado em França durante vinte e quatro anos, José Bento Garelha passou a maior parte desse tempo em trabalho, movido pela perspetiva do regresso a Portugal, seu país de origem. Desempenha atualmente as funções de Presidente da Junta de Freguesia de Paderne, num quotidiano caraterizado por uma forte ligação à comunidade a que pertence.
- Ficha técnica
Realização e montagem: Rúben Gonçalves
Direcção de fotografia: Adriana Carvalho
Direção e pós-produção de som: Inês Adriana
Captação de som adicional: Luís Ferraz
Material adicional: Ana Mariz
Coordenação geral: Carlos Eduardo Viana
Realizador tutor: Pedro Sena Nunes
Direção de produção: Rui Ramos
Produção executiva: Joana Bravo
Apoio técnico: Nuno Cristino Ribeiro
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado por Pedro Sena Nunes.