Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Mussenga
1974
Data: / Duração: 00:10:00
A Companhia de Caçadores 312 do Batalhão de Caçadores 13 de Salazar, actual N’Dalatando (Angola), esteve em Mussenga de Dezembro de 1973 a Julho de 1974. Os militares provinhamde recrutamento angolano, rendido parcialmente a cada trimestre. O comando, oficiais esargentos, eram oriundos da então “metrópole” e cumpriam uma comissão de 24 meses.
Isolada como estava, só no dia 26 de Abril, de 1974, por volta das dezoito horas, recebeu ainformação da ocorrência em Lisboa de um “golpe militar de contornos indefinidos…”
Desactivada só em Dezembro de 1974, por inércia e oposição nova ordem política por partedo comando do batalhão e contra o que o bom senso recomendava face sua componentenativa, foi ainda transferida para Zenza do Itombe, onde viveu tempos conturbados. EmDezembro desencadeou-se um motim na Companhia, de que resultou a morte de um soldado.
No dia seguinte foi desactivada.
Adolfo Sá
- Ficha técnica
Realização: Adolfo Sá
Século XX em 8mm
Antes do aparecimento do vídeo foi filmado em película de 8mm, principalmente por particulares, todo o tipo de registos, desde filmes familiares a obras premiadas em festivais. Nestes filmes encontramos, muitas vezes, testemunhos do que foi o desenvolvimento social, político e económico do país. Este chamado “formato reduzido”, encerra uma parte significativa da memória do séc. XX. O Século XX em 8 mm quer ser um contributo do Lugar do Real para a divulgação de um património muitas vezes esquecido no fundo das gavetas e à mercê de uma deterioração irreversível e que deve ser recuperado e partilhado.