Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Noite dos Tapetes - entre o divino e o profano
2014
Data: / Duração: 00:13:58
Uma viagem pelas ruas da ribeira de Viana do Castelo na noite mais emblemática e característica da "Raínha das Romarias", a de Nossa Senhora da Agonia, que nos retrata o sentido de pertença, de partilha e de usufruto comum de genuínas tradições populares, numa perspectiva de salvaguarda do património cultural.
Uma noite onde ecoam as concertinas e as gargantas dos cantadores ao desafio, os amigos se revêm, o divino e o profano coabitam e, paralelamente, a tradição e a contemporaneidade se apresentam lado a lado.
Os tapetes de sal são obras de arte que ilustram o amor, o carinho e o reconhecimento que Viana do Castelo e a sua comunidade piscatória têm para com a sua padroeira.
Viana é tradição, Viana é amor!
- Ficha técnica
Interveniente: Ilda Barros
Realização: Flávio Cruz
Direção de Arte e Argumento: Tiago Arieira
Coordenação: João Carvalho, Pedro Matos, Tiago Arieira
Montagem: Flávio Cruz
Motion Graphics: Tiago Soares
Banda Sonora: Ala dos Namorados e Danças Ocultas
Pós Produção: Flávio Cruz
Design Gráfico: Carina Novo
Legendagem: João Reboredo (inglês) | Anabelle Franco (espanhol | francês)
Promoção: João Carvalho
Flávio Cruz
Flávio Cruz (n. 1991, Viana do Castelo, Portugal) é realizador de cinema e televisão. É licenciado em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (2012) tendo como docentes entre outros: Francisco Vidinha, Marco Conceição, Arlindo Cid, Jorge Campos, José Miguel Moreira, Pedro Negrão, Nuno Tudela, Filipe Martins.
Na área da Televisão, realizou o programa “Tintim por Tintim” e o episódio piloto do programa “Viver em Rede” para a RTP1. Foi diretor de fotografia/operador de câmara do projeto “Minuto Escolha Portugal”, para o Continente/RTP1. Na área de Cinema realizou o documentário “Simbiose”, “Noite dos Tapetes” e diversos Spots Promocionais. Tem sido assistente de
realização e operador de câmara na produção de vídeos para projetos musicais como Miguel Araújo, António Zambujo, Azeitonas, Diana Martinez, entre outros. Tem trabalhado como operador de som em curtas metragens como "Direto" de Pedro Farate, "Heróis" e "Cria a tua Marca" de Tiago Soares. Paralelamente à área audiovisual, é Vice Presidente e Diretor
Artístico do Grupo Etnográfico de Areosa e é Diretor Musical da Banda de Gaiteiros da Zé Pedro Associação Musical.