Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
O pescador de histórias
2016
Data: / Duração: 00:07:07
- Professor
Raquel Amorim, Susie Abelheira, Maria do Carmo Peres, Ana Rita Marinho Vieira
- Ficha técnica
Coordenação Geral: Carlos Eduardo Viana
Coordenação do Projeto: Raquel Amorim e Joaquim Marques
Orientação, realização, imagem e montagem: Miguel Arieira
Som e pós-produção áudio: Daniel Deira
Assistente de produção: Claudia Dellisanti
Produção Executiva: Rui Ramos
Produção: AO NORTE
Escola: JI e EB1 de Nogueira
VÍDEO NA ESCOLA
Vídeo na Escola tem como principal objectivo promover o contacto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com a linguagem audiovisual.
Propõe-se às escolas que os alunos participem na realização de um pequeno vídeo sobre uma história criada e trabalhada pela turma.
A partir da história ou ideia é elaborado um guião com a ajuda dos formadores, e parte-se para o registo das imagens e sua posterior montagem. Os alunos são parte activa ao longo da realização de todo o percurso formativo.
Contos na Rádio 2
No decurso dos 2.º e 3.º períodos do ano letivo de 2015-2016, os Jardins de Infância e as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento Pintor José de Brito mobilizaram-se para mais uma edição dos “Contos na Rádio”, desta feita subordinada ao tema “O Mar” e intervindo ao nível da literacia da leitura e da literacia dos media.
Além da escrita dos contos, seis, no total, sua locução por crianças de várias idades para gravação áudio e transmissão pela Rádio Alto Minho, por altura da Semana da Leitura, os estabelecimentos de educação e ensino, em parceria com a Associação AO NORTE, encetaram processos conducentes à elaboração de um vídeo sobre o respetivo conto, envolvendo as famílias e recorrendo a diferentes jogos dramáticos: dramatização; improvisação e conto com imagem; conto com adereços ou recursos naturais do meio envolvente; recursos físicos das escolas e cenários construídos com as crianças, assim como respetivo guarda roupa e adereços.
O trabalho realizado, recheado de momentos de verdadeira alegria e aprendizagem pela ação concreta sobre a linguagem cinematográfica, não só potenciou o desenvolvimento de competências literácitas no âmbito de linguagens que habitualmente pouco integram o currículo escolar como possibilitou a emergência de produtos que traduzem a qualidade da parceria estabelecida com a AO NORTE e a atitude do Agrupamento Pintor José de Brito tendo em vista a criação de condições facilitadoras da construção de aprendizagens significativas pelas crianças envolvidas.
Joaquim Marques e Raquel Amorim,
Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito