Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
O único dia que não repetimos
2019
Data: / Duração: 00:16:13
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Do alto do norte de Portugal, fustiga o sol de Agosto sobre as ruínas pré-históricas que ficaram por filmar. Resguardam-se dos olhares curiosos os habitantes que esperam início da cerimónia fúnebre. Esta é a reconversão de uma memória através dos mistérios aos quais não temos acesso a não ser com a passagem do tempo.
- Ficha técnica
Realização e imagem: Maria Inês Rodrigues
Assistente de imagem e efeitos especiais: Joana Baptista
Captação de som: Diego Zon
Design de som: Rolando Babo
Participantes: Dorinda Domingues, Dorinda Pinheiro, Francisco Esteves, José Pinheiro, Maria Adelina Gonçalves e Melgaço Radical
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço em simultâneo com a residência de fotografia. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais e fotográficas que retratem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. Cada equipa trabalha na montagem do seu filme após o fim da residência.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado pelo realizador Pedro Sena Nunes.