Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
O único dia que não repetimos
2019
Data: / Duração: 00:16:13
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Do alto do norte de Portugal, fustiga o sol de Agosto sobre as ruínas pré-históricas que ficaram por filmar. Resguardam-se dos olhares curiosos os habitantes que esperam início da cerimónia fúnebre. Esta é a reconversão de uma memória através dos mistérios aos quais não temos acesso a não ser com a passagem do tempo.
- Ficha técnica
Realização e imagem: Maria Inês Rodrigues
Assistente de imagem e efeitos especiais: Joana Baptista
Captação de som: Diego Zon
Design de som: Rolando Babo
Participantes: Dorinda Domingues, Dorinda Pinheiro, Francisco Esteves, José Pinheiro, Maria Adelina Gonçalves e Melgaço Radical
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado por Pedro Sena Nunes.