Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Recordação
2023
Data: / Duração: 00:15:02
Rosa nasceu há 66 anos em Moçambique, país que adora e anseia um dia poder voltar. “Uma terra livre e feliz” recorda. Com 19 anos, e devido à guerra, os seus pais regressaram à sua terra Natal, Melgaço. Rosa, como filha única, vê-se obrigada a acompanhá-los.
Apesar de nunca ter estudado Belas Artes, a sua paixão de menina, acabou por abrir um Atelier de artesanato quando ficou desempregada, e fazer da arte a sua vida. No Atelier, utiliza a arte como refúgio, criando recordações que viajam com os turistas que visitam a cidade, enquanto Rosa “viaja” através das recordações do seu passado em Moçambique.
- Ficha técnica
Realização: Cátia Alpedrinha
Imagem: António Freitas
Som: Francisco Pinheiro
Produção: AO NORTE
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado por Pedro Sena Nunes.