Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Recordação
2023
Data: / Duração: 00:15:02
Rosa nasceu há 66 anos em Moçambique, país que adora e anseia um dia poder voltar. “Uma terra livre e feliz” recorda. Com 19 anos, e devido à guerra, os seus pais regressaram à sua terra Natal, Melgaço. Rosa, como filha única, vê-se obrigada a acompanhá-los.
Apesar de nunca ter estudado Belas Artes, a sua paixão de menina, acabou por abrir um Atelier de artesanato quando ficou desempregada, e fazer da arte a sua vida. No Atelier, utiliza a arte como refúgio, criando recordações que viajam com os turistas que visitam a cidade, enquanto Rosa “viaja” através das recordações do seu passado em Moçambique.
- Ficha técnica
Realização: Cátia Alpedrinha
Imagem: António Freitas
Som: Francisco Pinheiro
Produção: AO NORTE
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço em simultâneo com a residência de fotografia. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais e fotográficas que retratem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. Cada equipa trabalha na montagem do seu filme após o fim da residência.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado pelo realizador Pedro Sena Nunes.