Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Timor-Leste, O Sonho do Crocodilo
2002
Data: / Duração: 02:20:00
Rodado entre Março e Maio de 2002, "Timor-Leste, O Sonho do Crocodilo" lança sobre a antiga colónia portuguesa um olhar diferente do habitual.
As marcas da ocupação indonésia continuam, mas Timor-Leste celebra a independência, conseguida após anos de uma luta que muitos julgavam perdida - mas que a inteligência do povo maubere e dos seus dirigentes permitiu vencer, usando a duplicidade como arma. Como diz Mário Caeiro Alves, "Na terra dos cavalos temos de ser como os cavalos para não levarmos um coice". Ou, nas palavras de Xanana Gusmão, "Esta guerra foi a arte de conviver com o inimigo".
"Timor-Leste, O Sonho do Crocodilo" é um documentário sobre a inteligência de um povo, sobre a alegria da vitória e a reflexão sobre o futuro do mais jovem país do Mundo. Xanana Gusmão é o fio condutor da versão curta, embora com a sua voz se cruzem muitas outras, de combatentes armados e clandestinos, de padres e de bispos, até de quem foi visto, por vezes, como colaborando com o inimigo - e foi, afinal, também, um interlocutor da resistência.
Destaque ao povo, queles cujo nome não fica nos livros de História, mas merecem não ser esquecidos, como o catequista que, durante o período da ocupação indonésia continuou, teimosamente, a ensinar português, ou a família que cedeu a sua própria casa a refugiados em fuga de Liquiçá, após o massacre que ali tivera lugar.
A fotografia de Vasco Riobom e o som de Quintino Bastos fazem justiça beleza de Timor-Leste, o mais recente membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
- Ficha técnica
Realização: Diana Andringa
Directora de Produção: Paula Ribas
Som: Quintino Bastos
Montagem: Pedro Ribeiro
Administrador de Produção: Ricardo Bruno
Coordenadora de Produção: Mariana Koenders
Assistente de produção: Bruno Alves
Guia/interprete: Moisés dos Santos
Consultora: Patrícia Galvão Teles
Tradução do tetum: Luis Costa
Locução: Diana Andringa
Grafismo: Susana Eugénio
Montagem de som: Elsa Ferreira
Misturas: Tiago Lopes