Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Toninho, o Ringo d'Armanda
2019
Data: / Duração: 00:18:16
Documentário realizado durante a Residência Cinematográfica Plano Frontal, orientada por Pedro Sena Nunes, no âmbito do Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Sinopse
Deslocado num tempo em que a imagem fotografada que se faz de outrem prevalece, Ringo, o menino envelhecido da mãe Armanda, deambula infotografável pelas ruas e estradas de Melgaço. Esbarra invariavelmente em cruzamentos sem solução: onde o passado, o presente e a presciência do vazio futuro se acotovelam. Encruzilhadas onde a estrela de Ringo ora brilha, ora desvanece. Onde a noite aparece e a madrugada se esquece.
- Ficha técnica
Realização, fotografia e montagem: Emanuel V. da Silva
Captação de som: Luís Miguel Portela
Desenho e mistura de som: Filipe Moreira
Correção de cor: David Miguel Cervan
Participantes: António "Ringo" Rodrigues, Ilda Dias e José Henrique Domingues
AO NORTE - Plano Frontal
A residência cinematográfica Plano Frontal ocorre no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo deste projeto é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas.
Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação e é orientado por Pedro Sena Nunes.