Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
verde(s) - episódio 3
2024
Data: / Duração: 00:55:43
No primeiro episódio é traçada a evolução da região vitícola dos Vinhos Verdes, destacando a sua importância ao longo dos séculos. Já no segundo, mergulhamos na singularidade do vinho produzido neste território, analisando as características que o tornam único, a preservação das castas autóctones, o papel da investigação científica e académica local e dos espaços museológicos dedicados a conservar este património. O terceiro episódio é um retrato sobre produtores: conhecemos diversas abordagens de produção, os desafios e soluções num mercado cada vez mais inovador e sustentável. Vemos também como o enoturismo tem revitalizado espaços e reforçado a ligação entre vinho e território.
ver episódio 1
ver episódio 2
- Ficha técnica
Realização: Miguel Arieira
Produção Executiva: João Peixoto e Daniel Deira
Imagem, montagem e pós-produção vídeo: Miguel Arieira
Som e pós-produção áudio: Daniel Deira
Assistentes: João Peixoto e Raquel Gonçalves
Coordenação Geral: Carlos Eduardo Viana
Direção de Produção: Rui Ramos
Direção Financeira: António Passos
Produção AO NORTE"verde(s)" foi realizado no projeto PA.9 Enogastronomia: sabores, ofertas e conhecimento, promovido pelo Consórcio Minho Inovação e cofinanciado pelo NORTE 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte.
Este projeto visou estruturar, valorizar e promover o produto enogastronómico do Minho, através de atividades inovadoras e da valorização dos recursos endógenos, sob o desígnio da marca territorial conjunta "Amar o Minho".

Miguel Arieira
Miguel Arieira (1987) é licenciado (2010) em Tecnologia da Comunicação Audiovisual (área vídeo), pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Desde 2010 participa em projetos como freelancer para cinema, televisão e publicidade. Colabora com a AO NORTE desde 2012, participando na realização e produção de documentários e conteúdos audiovisuais, organização de festivais de cinema, bem como no trabalho formativo em escolas.