Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Fotografia sem título/Mário Venda Nova
2017
Data: / Duração: 00:05:26
Mário Venda Nova nasceu em 1968, no Porto, onde reside e trabalha. É fotógrafo desde 1991, com algumas interrupções entre 2000 e 2006 quando tirou um curso de artes plásticas. Tem estado sempre ligado à fotografia, do lado da produção ou do lado da curadoria, de forma consistente desde 2000. Em 2009 desenvolveu um trabalho de comissariado/curadoria numa galeria no Porto onde foi responsável pela programação desde set./2009 até jun./2012.
Escreveu na revista portuguesa ”fotodigital” uma série de artigos de opinião sobre a fotografia, durante o período de fevereiro a dezembro de 2008. Em 2009 escreveu o texto introdutório para o livro ”entre reportagens” do fotógrafo Fernando Guerra.
É um lobo solitário - sempre na procura do compromisso entre a mais pura solidão e o ato de comunicar com os outros - mais à vontade entre a solidão das ruas desertas de uma cidade ou nas mais cerradas florestas, Mário Venda Nova é um fotógrafo da angústia dos nossos dias, da tristeza e da solidão dos grandes espaços. É mais fácil encontrá-lo numa serra ou numa cidade deserta do que num evento social, onde está pouco à vontade. Fã do silêncio e da solidão. Sente-se confortável em qualquer suporte e é um mestre da impressão digital, utiliza máquinas low-fi - lomo holga, compactas dos anos '80, polaroid e pinhole, e a mais recente tecnologia digital. Fotografa em toda a luz em todo o lugar a toda a hora. Em 2011 fundou o ”colectivo phos” e em 2014 juntou-se à editora ”our private garden”, após o fecho deste projecto fundou a editora ”phos print”.
- Ficha técnica
Coordenação: Carlos Eduardo Viana
Imagem, som e montagem: Miguel Arieira
Produção executiva: João Gigante e Paulo Correia
Produção: AO NORTE
Blow Up
A atividade da Oficina de Fotografia da AO NORTE passa pela organização de exposições e mostras de trabalhos fotográficos, numa lógica de ampla reflexão, experiência e crítica sobre o papel da fotografia na sociedade contemporânea. A série vídeo Blow Up surge nesse contexto e traz-nos o depoimento dos autores sobre uma das suas fotografias.
Outros fotógrafos:
Mário Venda Nova - Fotografia sem título
Rita Castro Neves - Tempos de medusa
Ruben Mália - Fotografia sem título
Gabriel Tizón - O Sorriso do Sul
Renato Roque - Fotografia sem título
Eduardo Brito - Fotografia sem título
Adelino Marques - Fotografia da série "metamorfose de uma paisagem I"