Para fins pedagógicos, de investigação e culturais. Política de privacidade
Tempos de medusa/Rita Castro Neves
2017
Data: / Duração: 00:06:34
Rita Castro Neves acabou o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co (Lisboa) em 1995, o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art (Londres) em 1998, frequentando atualmente o programa de Doutoramento em Arte Contemporânea do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, tanto em espaços estabelecidos (Museu de Arte Moderna da Bahia, Spike Island, Bristol, The Courtauld Institute of Art, Londres, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, Korjaamo Gallery, Helsínquia, Museu da Imagem, Braga, Museu Nogueira da Silva, Braga, Museu do Neo-Realismo, Vila Franca de Xira, Fábrica Asa, Guimarães Capital Europeia da Cultura) como em locais ditos não convencionais (escola primária, apartamento alugado, casa de banho pública, loja de discos, montra de um restaurante).
Desenvolve projetos de curadoria em artes plásticas e na área da Live Art, incluindo Amorph!98 em Helsínquia, Dia E Vento no Teatro do Campo Alegre, Porto, 2001, Brrr com o Teatro Nacional São João/ Teatro Carlos Alberto/ Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, de 2006 a 2012 o festival anual de Artes Performativas Trama com a Fundação de Serralves, Porto, em 2012 o Sintoma nº 0 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e em 2013 o Sintomas e Efeitos Secundários em colaboração com o Instituto de Investigação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto(InEd), numa co-curadoria com Fátima Lambert e Rita Xavier Monteiro.
Atualmente é docente na Faculdade de Belas Artes do Porto da Universidade do Porto onde criou e dirige a Pós Graduação em Performance, e da ESMAD/IPP no Mestrado em Comunicação Audiovisual. Fotografia e Cinema Documental.
De 2005 a 2008 foi Coordenadora Pedagógica do Instituto Português de Fotografia, pólo do Porto.
É membro colaborador do i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade da Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, enquanto membro colaborador no NAI . Núcleo de Arte Intermedia, onde criou e coordena o grupo Sintoma. Performance. Investigação. Experimentação.
- Ficha técnica
Coordenação: Carlos Eduardo Viana
Imagem e montagem: Miguel Arieira
Imagem e som: Daniel Deira
Produção executiva: João Gigante e Paulo Correia
Produção: AO NORTE
Blow Up
A atividade da Oficina de Fotografia da AO NORTE passa pela organização de exposições e mostras de trabalhos fotográficos, numa lógica de ampla reflexão, experiência e crítica sobre o papel da fotografia na sociedade contemporânea. A série vídeo Blow Up surge nesse contexto e traz-nos o depoimento dos autores sobre uma das suas fotografias.
Outros fotógrafos:
Mário Venda Nova - Fotografia sem título
Rita Castro Neves - Tempos de medusa
Ruben Mália - Fotografia sem título
Gabriel Tizón - O Sorriso do Sul
Renato Roque - Fotografia sem título
Eduardo Brito - Fotografia sem título
Adelino Marques - Fotografia da série "metamorfose de uma paisagem I"